PROVA SOCIAL: O QUE É E COMO USÁ-LA A SEU FAVOR?

Você sabe o que é Prova Social e como usá-la a se favor e a favor do seu negócio? Te explicamos em detalhes!

Você sabe o que é prova social e como pode usá-la a favor do seu negócio? Essa técnica é amplamente utilizada por diversas empresas e negócios como forma de aumentar e validar suas estratégias de marketing dando voz a consumidores já satisfeitos. Pensando nisso, vamos entender detalhadamente o que é a “prova social”!

O que é Prova Social

De forma simples, podemos chamar de “Prova Social” as técnicas de persuasão para convencer o cliente de que determinado produto ou serviço é bom e vale a pena. Se você parar para pensar, nossas decisões costumam ser muito influenciadas por diversos fatores, como recomendações de conhecidos ou através de um comercial de TV. Nós, como seres humanos, somos tão influenciáveis porque sentimos necessidade de uma validação externa.

É dessa forma que funciona a Prova Social, ela parte da ideia de que um cliente satisfeito pode te ajudar a vender mais, uma vez que o feedback dele irá fazer diferença na decisão dos outros possíveis clientes. Essa teoria se baseia no “Efeito Bandwagon”, um fenômeno estudado pela psicologia que diz respeito a porque as pessoas tendem a optar por realizar uma ação que já foi feita por outras.

Portanto, em resumo, a Prova Social serve como uma espécie de validação de terceiros sobre o seu negócio ou serviço, e ajuda na influência de outros. Por esse motivo, cabe à empresa tornar visível esses “feedbacks” dos clientes, facilitando que as opiniões positivas cheguem nos possíveis futuros clientes.

PROVA SOCIAL: O QUE É E COMO USÁ-LA A SEU FAVOR?

Como a prova social funciona

Existem diversas maneiras de colocar em prática a Prova Social, afinal trata-se de uma forma de argumentação e convencimento, o que pode ser feito de diversas maneiras. Porém, antes de explorarmos as formas como você pode colocar em prática essas estratégias, precisamos entender quais fatores são importantes para convencer o público de que um produto ou serviço é bom através da Prova Social.

Basicamente, são 5 fatores principais que pesam na realização da Prova Social, são eles:

  1. Escala: O número de clientes que estão dando um feedback. É desejável que sejam muitas pessoas, já que quanto mais adeptos um produto/serviço possui, mais valor costuma ter.
  2. Ambiguidade: As pessoas tendem a respeitar a opinião da maioria quando estão em dúvida sobre algo. Então se existem mais feedbacks positivos de um produto, mesmo que haja comentários negativos, o consumidor ficará mais tentado pelos bons.
  3. Similaridade: O quão similar é o potencial cliente daquele que passa o feedback, ou seja, o quanto eles são parecidos entre si. É importante para o ser humano se identificar com as pessoas, ainda mais com relação a serviços e produtos.
  4. Atração: Quanto mais próxima for a relação entre o possível cliente e aquele que passa o feedback, melhor será a Prova Social, uma vez que respeitamos a opinião das pessoas próximas a nós.
  5. Autoridade: É importante ouvir a opinião de pessoas que são referência no assunto ou que possuem muita influência em determinada área, pois respeitamos naturalmente essas figuras de “autoridade”.

Tipos de prova social para ajudar o seu negócio

A boa notícia é que existem diversas formas de aplicar a Prova Social no Marketing, portanto resta apenas escolher qual estratégia estaria dentro das possibilidades de realização e beneficiaria mais a sua empresa. Nesse sentido, vamos ver alguns exemplos:

Estudo de caso

Esse tipo é usado que mostrar a jornada do cliente e seu feedback sobre ela, desde o problema inicial até a solução encontrada. Esse tipo de divulgação pode ser feita através de posts nas mídias sociais ou em blogs, vídeos, propagandas, e-books etc.

Depoimentos, comentários e avaliações

Mostrar para os clientes em potencial o que clientes já satisfeitos acharam do produto/serviço é uma ótima técnica de persuasão. Esses depoimentos podem ser mostrados nas próprias propagandas ou em postagens nas mídias sociais.

Além disso, deixar as avaliações do seu produto públicas também pode ajudar a convencer clientes indecisos, uma vez que boas avaliações tendem a ser notadas. 

Opiniões de referências e autoridades no assunto

Um dos fatores que mais auxilia na Prova Social é a validação de especialistas sobre o assunto. Essa parceria pode ser feita de diversas maneiras, desde uma publicidade nas mídias do próprio influenciador quanto nas mídias e nos anúncios da marca.

PROVA SOCIAL: O QUE É E COMO USÁ-LA A SEU FAVOR?

Números do seu produto/negócio/serviço

É possível também divulgar os números referentes ao seu serviço/produto, como por exemplo o número de clientes satisfeitos ou os números referentes às mídias sociais.

Como a prova social pode ajudar o seu negócio

Agora que você já sabe como funciona a Prova Social, falta entender como essa técnica pode afetar diretamente o seu negócio. Em resumo, quanto mais clientes satisfeitos espalham sua experiência positiva, mais fácil se torna o processo de atração de novos clientes. Dessa forma, utilizando a Prova Social, é possível validar ainda mais. 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é Prova Social e a importância dessa estratégia para seu negócio, que tal contatar a ANFI para um planejamento mais efetivo? Para isso, fale com o consultor comercial agora mesmo.

×

Olá!

Clique um dos nossos atendentes para conversar com a equipe

×