O que é Marketing Digital Científico?

Você sabe o que é Marketing Digital Científico? Essa área tem crescido muito nos últimos anos e pode ser a melhor escolha para o seu negócio.

Você sabe o que é Marketing Digital Científico? Ele tem crescido muito nos últimos anos, se contrapondo a ideia de que o Marketing deve ser baseado em “intuição”. Além disso, podemos aplicar as estratégias oferecidas pelo Marketing Científico no Marketing Digital, gerando uma combinação entre os dois. Mas para entender bem essas ideias, vamos ver o que cada um desses significa.

O que é Marketing Digital Científico?
Fonte: iStock

O que é Marketing Digital?

Atualmente, existem muitos tipos de Marketing, alguns exemplos são:

  • Marketing Social 
  • Marketing Tradicional
  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing de Guerrilha
  • Marketing Direto
  • Marketing Tradicional
  • Marketing Institucional
  • Marketing de Afiliados 
  • Entre outros!

Da mesma forma, um dos tipos que mais têm crescido nos últimos anos é o Marketing Digital, que foca em estudar técnicas direcionadas para o mundo virtual.

Em resumo, o Marketing Digital se concentra em ajudar no crescimento de marcas e na venda de produtos por meio da internet, principalmente utilizando como apoio as mídias sociais. 

Por sua vez, essa subárea se concentra em diversas atividades, entre elas:

  • Anúncios nas mídias sociais, sites ou em mecanismos de pesquisa, como o Google
  • Análise da concorrência no âmbito digital
  • Elaboração de estratégias para o crescimento de negócios on-line

E o que é Marketing Científico?

O Marketing Científico busca ser preciso nas suas decisões, para isso, ele se apoia em dados. Ou seja, elaboramos estratégias a partir de conclusões tomadas com base em análises de dados. Essas informações são extraídas através de números retirados de ferramentas e de pesquisas primárias e secundárias feitas minuciosamente, que ajudam a aumentar a efetividade das ações tomadas.

Em suma, essa área junta conceitos da matemática e da estatística para analisar o grande número de informações coletadas, de forma a entender melhor o público e seu comportamento.

Já o Marketing Digital Científico, por sua vez, busca utilizar esses processos para o âmbito digital. Para isso, coletamos informações das redes sociais e do site do cliente, analisamos e tomamos decisões baseadas em performance.

O que é Marketing Digital Científico?
Fonte: iStock

Aplicações

A seguir vamos ver algumas aplicações do Marketing Digital Científico.

Anúncios e Mídia Performance

Para a criação de anúncios, é importante ter uma ideia concreta a respeito do público da marca. Essa análise é fundamental porque precisamos garantir que o anúncio seja visto por pessoas que irão gostar, dessa forma aumentando a chance de gerar ações satisfatórias, como a compra de um produto ou o fechamento de um serviço.

Nesse tipo de análise, podemos utilizar informações das mídias sociais da marca para ter uma noção a respeito do público, como gênero, idade e localização.

Inbound Marketing

Para desenvolvermos estratégias de conteúdo, é fundamental ter uma percepção acerca de quais assuntos mais interessam para o seu público. Como consequência, é necessário uma pesquisa fundamentada antes da elaboração.

Uma forma de fazer isso é analisando quais conteúdos obtém uma performance melhor, tanto para a sua marca quanto para a concorrência. Podemos analisar quais posts e publicações mais trazem tráfego para as redes e para o site, a fim de obter insights a respeito de qual caminho seguir na criação de conteúdo.

Planejamento de Marca

Para planejar os detalhes acerca de uma nova marca, é importante conhecer detalhadamente o público alvo e o mercado na qual ela será inserida. Para isso, é importante realizar uma análise fundamentada a respeito de qual o público majoritário para qual a marca foi pensada e como operam os concorrentes.

Falando em concorrência, já viu nosso texto sobre 3 ferramentas gratuitas para fazer uma análise completa da concorrência?

Como o Marketing Digital Científico pode ajudar o meu negócio?

O propósito fundamental do Marketing Científico é tomar decisões mais certeiras baseadas em informações reais e pesquisas. Quando aplicamos essas técnicas no Marketing Digital, podemos gerar um aumento de performance mais significativo. Além disso, as opções de aplicações são muitas, de forma que o Marketing Digital Cientifício pode auxiliar em diversas frentes do seu negócio.

Por esse motivo, ao optar por uma consultoria que desenvolve estratégias fundamentadas em dados, você pode garantir um resultado mais efetivo, baseado em estudos e insights obtidos a partir de informações previamente testadas ou validadas no mercado.

E agora?

Agora que você entendeu o que é o Marketing Digital Científico e como ele pode ajudar em um negócio, que tal contratar a ANFI para ajudar sua marca a crescer? Somos especializados na área e possuímos a solução exata para o seu problema! Para isso, fale com o consultor comercial agora mesmo.

×

Olá!

Clique um dos nossos atendentes para conversar com a equipe

×