Como entender e gerenciar métricas de um perfil business no Instagram

Como entender e gerenciar métricas de um perfil business no Instagram
Atualmente, conseguir entender e gerenciar as métricas de um perfil business no Instagram é um passo importante para fortalecer e melhorar o marketing da sua marca. Você sabe como fazer isso? Contamos para você hoje!

Atualmente, conseguir entender e gerenciar as métricas de um perfil business no Instagram é um passo importante para fortalecer e melhorar o marketing da sua marca. Possuir contas ativas nas mídias sociais pode ajudar sua empresa a consolidar seu marketing e, com boas estratégias, atrair novos clientes.

Como entender e gerenciar métricas de um perfil b2b no Instagram

De certo modo, existem diversas maneiras possíveis de criar um bom engajamento e uma boa presença no Instagram, independente do ramo da sua marca/empresa. Por esse motivo, atualmente, ao utilizar um perfil de Instagram Business, temos acesso a diversos insights que podem ajudar ainda mais a alavancar seu perfil. Então se você deseja aprender mais sobre como ler as métricas do seu Instagram business, continue a leitura!

O que são as métricas de um Instagram business? 

As métricas do instagram são os insights gerados a partir dos dados da sua conta e eles estão disponíveis caso você tenha uma conta profissional (business) na rede. Caso sua conta ainda não esteja definida com essas configurações, siga esses passos:

  1. Vá no seu perfil e clique em “configurações” no canto superior direito
  2. Clique em “Conta”
  3. Abaixe a tela até o final e clique em “Mudar para conta profissional”

Pronto! Agora é só seguir as instruções dadas pela plataforma para mudar sua conta para as configurações do instagram business. Para acessar

Feito isso, você terá acessos a diversos insights interessantes! Algumas métricas importantes são:

  • Ganho e perda de seguidores
  • Melhores dias e horários para postagem 
  • Informações dos seguidores, como gênero, idade e país
  • Interação total da conta ou por postagem
  • Entre outras

Entender cada uma delas pode auxiliar você na criação de estratégias, por esse motivo é importante aprender a colocar essas análises em prática com frequência. 

Quais são as principais métricas para entender e gerenciar em um perfil business no Instagram?

Ao entrar na seção de Insights do Instagram há diversas informações interessantes para explorar. Além disso, é importante notar que é possível selecionar o intervalo de tempo para análise, mas por padrão o Instagram fornece análises referentes aos últimos 7 dias. Para modificar isso basta clicar no canto superior esquerdo em “Últimos 7 dias”:

Como entender e gerenciar métricas de um perfil b2b no Instagram
O botão que ajusta o intervalo de tempo

Alcance

Depois de entrar na seção de insights algumas opções serão apresentadas, dentre elas, a primeira opção “Contas Alcançadas”, diz respeito ao alcance que sua conta teve. Clicando nela, em primeiro lugar, você pode ver as informações de quantas contas alcançou no total. 

Seguindo na página, logo abaixo, é possível encontrar informações a respeito do público que foi alcançado, como principais cidades, países, faixa etária e gênero. Em seguida, descendo mais a rolagem, podemos ver dentre as pessoas alcançadas, quantas já eram seguidores da página e quantas não eram e também o alcance por tipo de conteúdo, por exemplo, stories, publicações, vídeos, lives e reels. Além disso, é possível ver quais publicações mais relevantes foram feitas dentro do intervalo de análise estabelecido. Dessa forma, é possível ver quais tipos de postagem estão tendo um alcance melhor. 

Por fim, nas seções finais da página, podemos ver a quantidade de impressões do público — que diz respeito a quantas vezes as postagens foram vistas e interagidas —, seguido da atividade no perfil, ou seja, a quantidade total de visitas recebidas, toques no site e nos botões de ação (enviar mensagem, enviar e-mail, etc.)

Essa seção pode ajudar a melhor qual tipo de público está atingindo sua marca está atingindo.

Engajamento

Para ter acesso às informações a respeito do engajamento, na página inicial dos insights, clique em “Contas com Engajamento”. Esses dados dizem respeito às contas engajadas com seu conteúdo, ou seja, as pessoas que se interessam e se envolvem com suas postagens e atividades no Instagram. 

As primeiras informações da página mostram o total de contas engajadas que sua marca possui, seguido de informações sobre esse público (cidade, país, idade e gênero) e a quantidade de pessoas engajadas que eram seguidores ou não. Logo depois, podemos ver as interações com o conteúdo, que é a quantidade de ações realizadas pelos seguidores engajados nos conteúdos, seja comentar, curtir, salvar ou compartilhar o post. 

Em seguida, abaixo de “Interações com publicações”, podemos ver a quantidade de cada uma dessas atividades de engajamento durante o intervalo de tempo estabelecido. Por fim, a partir dessa parte, temos informações sobre as publicações mais relevantes por tipo e suas respectivas quantidades de interações, como curtidas, comentários e salvamentos. 

Essa seção, por sua vez, pode ajudar a entender quais tipos de post e conteúdo mais geram engajamento, dessa forma é possível ver o que está funcionando para a marca focar na criação de estratégias que ajudarão efetivamente a continuar crescendo.

Um home digitando em um notebook com gráficos azuis ao redor

Como entender e gerenciar métricas de um perfil b2b no Instagram

Seguidores

Clicando em “Total de seguidores” você pode ter um overview dos seus seguidores atuais, como um gráfico mostrando o total de novos seguidores e de seguidores perdidos. Em seguida é possível ver as principais localizações dos seguidores (por cidade e por país), faixa etária e gênero. Essa parte pode ajudar a entender o público atual da sua conta, o que deve ser levado em consideração quando estratégias de comunicação forem pensadas.

Por fim, temos uma das partes mais importantes dos insights fornecidos pelo Instagram que é a seção de “Períodos mais ativos”, que é dividido por dia e hora. Essa métrica é importante para saber quais são os melhores horários para postagem, pois ajuda a entender quando seus seguidores estarão mais ativos, de forma que poderão visualizar suas postagens. Por esse motivo, é sempre interessante planejar os horários dos posts depois de checar essa seção.

E agora?

Agora que você entendeu como funcionam as métricas de um perfil business no Instagram, pode planejar e gerenciar suas postagens com base nas informações que você possui. Sempre levando em conta o seu tipo de público, os melhores horários de postagem e os tipos de post que mais geram engajamento e alcance. Seguindo esses passos, é possível ajudar seu perfil business a crescer ainda mais no Instagram!

Além disso, possuir uma visão estratégica sobre as mídias do seu negócio pode ajudar ainda mais. Pensando nisso, que tal contratar a ANFI para ajudar sua marca a crescer? Somos especializados em Marketing Digital e planejamento de mídia! Para isso, fale com o consultor comercial agora mesmo.

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