A importância da presença nas mídias para o segmento b2b

A importância da presença nas mídias para o segmento b2b
Atualmente, conseguir entender a importância da presença nas mídias para o segmento b2b é um passo importante para fortalecer o marketing da sua marca e atrair novos clientes. Quer entender por quê? Hoje te explicamos!

Atualmente, conseguir entender a importância da presença nas mídias para o segmento b2b é um passo importante para fortalecer e melhorar o marketing da sua marca. Muitas empresas acreditam que possuir contas ativas nas mídias sociais sendo do ramo business to business é desnecessário, mas na verdade isso pode ajudar sua marca a consolidar o marketing e, mesmo que de forma menor, atrair novos clientes. Quer entender por quê? Hoje te explicamos!

A importância da presença nas mídias para o segmento b2b

Como a presença nas mídias pode ajudar o segmento b2b?

Atualmente, a presença da internet e das mídias sociais é uma realidade constante, e muitas empresas estão se inserindo nesse meio como forma de adquirir um contato mais direto com seus clientes.

De certo modo, podemos utilizar as mídias de uma marca como uma “janela” para a empresa, disseminando o dia a dia dos funcionários, mostrando os processos internos e falando sobre as novidades. Esse processo pode aproximar o cliente da empresa, gerando uma maior confiança. 

Outro ponto importante ao inserir seu comércio b2b nas redes, é levar em conta que, mesmo que o foco da sua empresa sejam outras empresas, sempre será uma pessoa do outro lado da tela seguindo e interagindo com o seu conteúdo. Impactar os representantes das empresas que você busca alcançar é o objetivo principal e possuir contas online para o seu negócio é uma maneira de fazer isso.

Benefícios da presença nas mídias para o segmento b2b

Possuir uma marca presente nas mídias sociais pode ajudar sua empresa de diversas maneiras, independente do seu ramo de atuação. A importância dessa representatividade vai além da questão de curtidas e engajamento, uma vez que existe um grande benefício em construir um portfólio para os clientes que você busca atingir. Ao criar uma “janela” para o mundo exterior, você fortalece o sentimento de confiança do cliente, reforçando a ideia de que sua empresa é real e compromissada com os seus valores. 

A importância da presença nas mídias para o segmento b2b

Por esse motivo, também é importante atribuir provas sociais relevantes ao seu negócio. Colocar em evidência a opinião de clientes satisfeitos pode ajudar ainda mais na validação do seu negócio, e muitas vezes pode ser o que faltava para um cliente fechar o negócio.  

Para entender melhor como utilizar técnicas de Prova Social nas suas mídias, leia nosso artigo sobre o que significa esse termo e como usá-lo a seu favor!

Sabendo disso, em quais situações a presença nas mídias pode ser relevante para o segmento b2b? 

Construção e melhoria do branding da marca

O branding é o processo de construção de uma marca. A presença nas mídias pode ajudar nessa tarefa pois ajuda a fortalecer o posicionamento, a identidade visual e as qualidades da marca. 

Também é importante que as mídias sociais da empresa reflitam os valores de forma clara e compreensível, dessa forma os potenciais clientes podem se identificar e se aproximar ainda mais da marca. Então invista em uma consolidação de marca forte!

Captação de clientes

Colocar sua empresa nas redes sociais pode ajudar diretamente na captação e aumento de clientes, uma vez que é um lugar onde muitas pessoas podem entrar em contato com o seu serviço de forma rápida e fácil.

Aumento de vendas

Com o aumento de clientes, uma consequência comum é o aumento de vendas. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao trabalho da sua marca, maiores as chances de efetuar vendas. 

Imagem mais aberta e clara da empresa para o mundo

Uma forma de tocar um possível cliente é fazer com que ele entenda todos os processos internos da sua empresa, fortalecendo a confiança na sua marca. Além disso, estabelecer um contato direto com possíveis leads é sempre importante.

Estratégias para uma boa presença nas mídias para o segmento b2b

Agora que você entendeu os benefícios da presença nas mídias digitais para o segmento b2b, deve estar se perguntando como elaborar boas estratégias para um bom desempenho nesse meio. 

O primeiro passo é incluir sua empresa nas principais mídias. Antes disso, faça uma pesquisa de mercado para ver em quais plataformas seus concorrentes estão, e comece se dedicando a criação e ao crescimento de uma ou duas principais contas, como o Instagram e o LinkedIn, e apenas depois de consolidar sua marca nessas redes, passe para outras.

Outro ponto importante é entender e gerenciar bem as métricas das redes sociais com as quais você está lidando e ser orientado por elas. Além disso, lembre-se que uma boa abordagem é focar na criação de conteúdos relevantes. 

Caso queira entender mais sobre métricas de mídias sociais, leia nosso texto sobre como gerenciar métricas de um Instagram business.

O último passo (e um dos mais importantes) é investir na área de marketing digital da sua empresa! Para isso você pode contar com agências especializadas como a ANFI, que são focadas no crescimento de marcas para o âmbito digital! Pensando nisso, que tal contratar a gente para ajudar sua marca a crescer? Somos experientes na área de Marketing Digital e planejamento de mídia. Para isso, fale com o consultor comercial agora mesmo.

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