3 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

3 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Você sabe como fazer uma análise detalhada a respeito dos seus concorrentes? Mostramos 3 ferramentas gratuitas para análise de concorrência!

Conhecer ferramentas para análise da concorrência é uma prática importante do Marketing Digital. Essa prática consiste em entender quais estratégias são usadas por empresas que ocupam o mesmo nicho do mercado e disputam os mesmos clientes em potencial. Atualmente, uma análise bem feita pode ajudar o seu negócio a entender quais possíveis pontos de melhorias existem e quais métodos estão funcionando de forma efetiva. Além disso, é possível entender quais assuntos estão captando mais a atenção dos usuários. 

Algumas observações interessantes de fazer ao se olhar para um concorrente são:

  • Quais palavras chaves mais geram tráfego
  • Qual o número de visitas que recebem no site
  • Quantos por cento (%) é investido em tráfego pago
  • O tempo médio que os usuários tendem a permanecer no site
  • Os anúncios que estão sendo veiculados e os seus tipos

Muitas coisas, certo? Por isso, hoje trouxemos algumas ferramentas interessantes que podem te auxiliar a realizar uma análise completa dos seus concorrentes de forma fácil e gratuita!

1. Semrush

O Semrush é uma ferramenta que auxilia na análise de tráfego, palavras chaves e anúncios dos concorrentes. Os insights fornecidos pelo site podem ajudar na melhoria de diversas estratégias de SEO e Marketing de conteúdo. Felizmente, apesar de pago, o semrush possui um período grátis.

Como usar 

Primeiramente, para começar a utilizá-lo, basta se cadastrar. Depois disso, clique em “Visão geral do domínio” na barra lateral esquerda e cole a URL de algum site que você deseja analisar. No botão localizado ao lado direito da barra de pesquisa você pode escolher em qual localização focar sua pesquisa. Por exemplo, ao selecionar “Todos os países” as informações que aparecerão serão referentes às informações de pesquisa do mundo inteiro, mas caso queira limitar apenas ao Brasil, basta abrir a lista de países e selecioná-lo. Depois de clicar em “Pesquisar” o site te direciona para um dashboard com diversas informações relevantes!

Além de obter rapidamente um overview com a quantidade de tráfego orgânico e pago, também é possível obter diversos outros insights, como o número de anúncios em display (assim como os exemplos dos anúncios), uma seção reservada apenas para informações de tráfego orgânico, seguido de outra seção apenas com dados a respeito do tráfego pago. Abaixo, podemos ver também uma parte reservada para informações a respeito de backlinks e anúncios de display. 

Para visualizar cada uma das informações de forma mais minuciosa basta clicar no botão azul “Ver detalhes” abaixo de cada uma das seções. 

O Semrush é muito relevante dentre as ferramentas para análise da concorrência, pois possibilita salvar o domínio dos seus concorrentes como “competidores”. Além disso, é possível elaborar estratégias baseadas em dados, vendo o que performa melhor para os concorrentes e para o seu próprio domínio. 

2. Similarweb

Outro site interessante que pode ser usado como uma das ferramentas para análise da concorrência no âmbito do marketing digital é o Similarweb. Através desse site podemos entender quão bem os nossos concorrentes estão performando apenas utilizando seus domínios. Além disso, a ferramenta possui uma versão completamente gratuita e sem registro que já fornece informações muito relevantes! 

Como usar 

Em primeiro lugar, para começar a utilizar o Similarweb, basta adicionar um domínio na barra de pesquisa e prosseguir clicando em “Search”. Caso seu concorrente tenha sites em outros países e você queira observar apenas o domínio referente ao Brasil, certifique-se de colocar o “.br” ao final. Em seguida, você será redirecionado para uma página contendo todos os insights referentes ao site da sua escolha. Além de ser possível analisar apenas um site, também podemos adicionar um segundo domínio para comparar com o primeiro, basta clicar em “+Compare” no início da página.

O Similarweb começa apresentando a posição do domínio em alguns ranks específicos, como o ranqueamento mundial, do país e da categoria específica a qual pertence o site. Em seguida, há uma seção inteira apenas para insights a respeito do tráfego do site, com números totais de visitas, tempo médio na página, países de onde provém os acessos e as “fontes” desse tráfego, por exemplo, se são provenientes de mídias sociais, anúncios de display, e-mail, entre outros. 

Seguindo na rolagem da página, a seção “Referrals” diz respeito aos sites que enviam tráfego para o domínio em análise e vice-versa. Em “Search” podemos notar a quantidade de tráfego proveniente da busca em mecanismos de pesquisa e, dentro dessa quantidade, quantos são pagos ou orgânicos.

Por fim, podemos ver informações sobre as mídias sociais da empresa e a quantidade de tráfego que elas geram para o domínio, seguido dos interesses comuns da audiência, sites visitados pelos usuários e os sites da concorrência.

Em síntese, vimos acima algumas das funções gratuitas oferecidas pelo Similarweb. Além dessas análises, ao adquirir planos pagos, é possível ter acesso a diversos outros insights e informações relevantes para uma análise mais minuciosa.

3. Biblioteca de anúncios

Essa ferramenta é oferecida pelo Facebook e através dela é possível visualizar os anúncios que estão sendo veiculados pelos concorrentes nos seus serviços.

Como usar 

Para utilizar o serviço basta abrir a Biblioteca de Anúncios e selecionar qual a categoria de anúncios que deseja exibir. Além disso, também é possível selecionar o país desejado. Por fim, digitando o nome do concorrente na barra de pesquisa, somos redirecionados para uma página contendo as informações. 

Nessa página, podemos ver insights gerais sobre o concorrente, como o número de seguidores e a data de criação. Em seguida, mais abaixo, podemos observar a quantidade de anúncios encontrados e também pesquisar palavras-chaves ou aplicar um filtro (pesquisar por anúncios de imagem, de vídeo, de texto, entre outros). Para observar todos os anúncios em seus devidos formatos, basta ir rolando a página, e caso queira ver mais detalhes clicar em “Ver detalhes do anúncio”

Através dessa ferramenta podemos obter insights a respeito de quais tipos de anúncios estão sendo vinculados pelos concorrentes, dessa forma podemos criar estratégias para nossos próprios anúncios. 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as ferramentas utilizadas para a análise de concorrência e a importância dessa etapa para seu negócio, que tal contatar a ANFI para uma pesquisa ainda mais detalhada? Para isso, fale com o consultor comercial agora mesmo.

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